Produção de café pode atingir 70 milhões de sacas na próxima safra - Café Cotação


O cenário é favorável para a cafeicultura brasileira na safra 2026/27. Com perspectiva de clima normalizado, sem impacto do fenômeno La Niña, e lavouras bem tratadas graças aos ganhos das temporadas anteriores, a produção de café no Brasil no próximo ciclo pode alcançar 70 milhões de sacas, um crescimento de 7,7% sobre a safra 2025/26, estimou na quinta-feira o Itaú BBA, durante o evento Agro em Pauta.

“Choveu de maneira normal neste ano. Choveu um pouco nas últimas semanas, o que atrapalha um pouco a colheita da safra 2025/26, mas prepara bem as lavouras para a florada da safra seguinte. Se isso acontecer, vamos ter um balanço mais folgado de café no mundo, com o estoque final caminhando para 20% do consumo anual”, afirmou Cesar de Castro Alves, gerente de Consultoria Agro do Itaú BBA.

Além do clima, a próxima safra deve se beneficiar da bienalidade positiva, após um ciclo negativo neste ano. A projeção do banco considera que a produção de café da safra atual ficará em 65 milhões de sacas, volume acima do estimado por outras organizações. A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), por exemplo, projeta que a colheita atual ficará em 55,7 milhões de sacas.

Segundo Alves, os preços tendem a apresentar alguma retração na safra 2026/27 em relação aos valores atuais, mas, ainda assim, o setor terá margens de lucro boas.

Na safra 2025/26, em fase de colheita, os produtores foram favorecidos por um cenário de custos mais baixos de produção e preços altos. As margens na safra estão estimadas em 67% para o café arábica, contra 74% no ciclo anterior. Para o café conilon, a previsão é de margens de 49% na safra 2025/26, ante 75% no ciclo anterior.

Os preços arrefeceram nos últimos dois meses, com uma colheita maior no sudeste da Ásia e a expectativa de safra brasileira sem mais perdas com clima.

“A safra colhida até agora não é exuberante. É menor no caso do arábica, mas o robusta apresenta uma safra muito boa. Por enquanto não há preocupação com perdas pelo clima, embora exista risco até setembro”, disse Alves.



Fonte:

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Pesquisa avalia tratamentos de solo para cultivo de café

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram um estudo para investigar os efeitos de 20 diferentes combinações de tratamentos de solo para cultivo de café. Primeiramente, eles buscaram avaliar...

A melhor do agronegócio em Café: 3Corações

Com 66 anos de história, a Três corações se consolida como uma das maiores e mais admiradas empresas do país, guiada pelo propósito de criar laços legítimos e duradouros com...

Café opera estável, e cacau segue em queda em NY

O preço do café arábica opera estável na manhã desta segunda-feira (24/11). Os contratos com vencimento em dezembro de 2025 caem 0,02%, negociados a US$ 3,91 a libra-peso. +Veja mais...