Você é da turma que adora passar um café em casa? Então, saiba que é necessário seguir uma série de passos para garantir o máximo de frescor da bebida, pois alguns erros no preparo podem comprometer o resultado do seu café. Acima de tudo, é preciso se atentar a cada passo na hora de preparar o tão amado cafezinho. Por exemplo, lavar a cafeteira com sabão após cada uso não é recomendado, pois pode deixar resíduo de detergente e alterar o delicioso sabor da bebida.
Confira 7 erros na hora de preparar o café especial. Antes de mais nada, a notícia veiculada no site CNN é do engenheiro Civil, Caio Tucunduva, especialista e mestre em sustentabilidade pela Universidade de São Paulo.
Erros no preparo
- 1. Lavar demais a cafeteira
De antemão, até mesmo o menor resquício de detergente pode arruinar sua próxima xícara de café. Pode parecer estranho, mas lavar a cafeteira ou equipamento de preparo com sabão após cada uso não é necessário. A princípio, resíduos de detergente perfumado podem deixar um gosto indesejável e comprometem a pureza do seu café.
Os óleos naturais dos grãos se acumulam com o tempo. Aliás, para uma limpeza mais profunda, opte por um detergente neutro e sem fragrância. No dia a dia, apenas enxaguar com água quente já é suficiente. Assim, você economiza tempo e evita o indesejável “gosto de sabão”.
- 2. Comprar mais café do que você consegue consumir
Desde já, não vale a pena comprar café em abundância. Embora comprar em atacado possa ser vantajoso para outros produtos, não é uma boa ideia para o café especial. Desse modo, prefira adquirir pequenas porções, especialmente se você consome pouco ou mora sozinho.
Fique atento à data de torra no rótulo. Entretanto, o ideal é que seja recente, de preferência até duas semanas. Não confunda a data de validade com a de torra, já que a primeira não indica frescor. E lembre-se: armazene seus grãos em um recipiente hermético, longe da geladeira, para preservar os sabores.
Simplicidade
- 3. Colocar em prática tutoriais das redes sociais
Primeiramente, a chave para o café perfeito está na simplicidade. Antes de mergulhar em tutoriais que recomendam balanças, filtros e outras técnicas, comece com o básico. Use duas colheres de sopa de café moído para cada xícara de água.
Nesse sentido, ajuste a moagem de acordo com sua preferência, quanto mais fina, mais intenso será o sabor. Se ainda parecer fraco ou forte demais, altere apenas a quantidade de café, mantendo o restante do processo igual. Bem como pequenas mudanças de cada vez garantem que você saiba o que realmente está impactando o sabor.
- 4. Usar água direto da torneira
A água que você usa importa e muito. Afinal, faz toda a diferença no sabor final do café.
A água da torneira, mesmo tratada, pode conter cloro e outros subprodutos que interferem no resultado. Dessa forma, invista em um filtro para garantir uma extração limpa e sem sabores indesejados.
Aroma do café
- 5. Esquecer de cheirar o café
O aroma do café é o termômetro da qualidade. Ao abrir um pacote de grãos ou café moído, aquele aroma marcante de torra deve ser evidente. Por outro lado, se não houver cheiro, o sabor também será insosso.
Café velho não faz mal à saúde, mas pode não ser tão agradável puro. Contudo, experimente fazer um café gelado ou usar um método de infusão prolongada, como o cold brew, para extrair mais sabor.
- 6. Ignorar o selo orgânico
O selo orgânico garante que os grãos foram cultivados com menos produtos químicos, preservando a qualidade e o sabor.
Momentos
- 7. Sempre tomar café “pra viagem”
Café é muito mais do que combustível matinal. No Brasil, o café é quase um ritual. Afinal, não é apenas sobre a cafeína, mas sobre o momento de pausa, de conexão, de prazer. Ao contrário da cultura americana do “grab-and-go” (quer dizer pegue e leve), por aqui, tomar um café é sinônimo de desacelerar e compartilhar momentos.
Por fim, dedique alguns minutos para saborear sua xícara em casa ou em uma cafeteria. Crie um ritual que valorize o momento, seja ele solitário ou acompanhado. Em suma, o café tem muito mais a oferecer do que apenas energia, ele é um convite para viver o agora.
Preparar um café especial é uma verdadeira arte, e ao evitar esses simples erros no preparo, você garante uma bebida mais saborosa e aromática. Portanto, ao cuidar de todos os detalhes, você poderá desfrutar de um café de alta qualidade, feito sob medida para o seu gosto.