Físicos revelam segredo para extrair mais sabor do café - Café Cotação


Uma simples mudança na forma de despejar a água pode intensificar o sabor do café filtrado, que é tão popular no Brasil. Com o aumento do preço dos grãos moídos no país e no mundo, inclusive, evitar o desperdício pode ajudar o consumidor a economizar.

De antemão, físicos pesquisaram como obter uma bebida forte com a menor quantidade de café possível com um filtro manual. Também conhecido como coador entre os brasileiros. O principal conselho dos especialistas, desde já, é verter a água de uma altura considerável e de forma contínua sobre o pó de café. A informação é do G1.

Sabor do café

Embora nunca tenha saído de moda no Brasil, o café filtrado tem ganhado popularidade no exterior. Neste método, afinal, a água quente é despejada lenta e circularmente sobre o pó moído, que repousa sobre um coador de cerâmica ou plástico, coberto com um filtro de papel.

Os bules conhecidos como “pescoço de ganso”, que tem o bico em formato curvado, permitem o despejo preciso de uma altura considerável. Melhorando, assim, a extração do sabor.

Conforme explicam os pesquisadores, este é instrumento ideal para verter a água. Isso porque permite atingir a altura e a vazão necessárias. Antes de mais nada, os cientistas publicaram os resultados do estudo na revista científica Physics of Fluids.

Explicação

Entretanto, os estudiosos argumentam que um jato de água forte e concentrado, ao invés de lento e circular, cria uma espécie de “avalanche” no café moído. Ou seja: o pó deslocado circula enquanto a água flui mais profundamente no leito da bebida. Isso resulta em uma mistura mais intensa de água e pó e, portanto, em um cafezinho mais forte.

“Se o jato for fino, ele tende a se desfazer em gotículas. É isso que você quer evitar em derramamentos, porque o jato não consegue misturar o café de forma eficaz”, explicou a coautora Margot Young. Ela é da Universidade da Pensilvânia.

Além do café moído, a equipe usou partículas transparentes iluminadas por laser em um funil de vidro. Isto é, para rastrear e analisar a dinâmica da mistura.

Geralmente, é possível aprender muito de física e química na cozinha, explicou o coautor Arnold Mathijssen, da Universidade da Pensilvânia. “Isso leva a novas descobertas científicas onde menos se espera”, resumiu.



Source link

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Pesquisa avalia tratamentos de solo para cultivo de café

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram um estudo para investigar os efeitos de 20 diferentes combinações de tratamentos de solo para cultivo de café. Primeiramente, eles buscaram avaliar...

A melhor do agronegócio em Café: 3Corações

Com 66 anos de história, a Três corações se consolida como uma das maiores e mais admiradas empresas do país, guiada pelo propósito de criar laços legítimos e duradouros com...

Café opera estável, e cacau segue em queda em NY

O preço do café arábica opera estável na manhã desta segunda-feira (24/11). Os contratos com vencimento em dezembro de 2025 caem 0,02%, negociados a US$ 3,91 a libra-peso. +Veja mais...