O café tem aceitação em 97% nos lares brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). De antemão, uma boa notícia, já que a bebida oferece uma série de benefícios para a saúde, por conta das propriedades de seus nutrientes. Principalmente a cafeína: quando em contato com o sistema nervoso central, a substância provoca um estado de alerta que estimula a atividade mental. Ainda assim, melhora a concentração e alivia a tensão, além de oferecer disposição para a prática de esportes e atividades físicas. Prepare-se para elevar seu desempenho e turbinar os treinos com cinco receitas energéticas e deliciosas à base de café.
Com a cafeína, o atleta passa a ter mais resistência, melhora o rendimento e consegue fazer exercícios mais intensos por um período mais longo. Desse modo, diminuindo a fadiga e as chances de lesões corporais. Aliás, o café também é um aliado para os amantes da musculação. Já que a ação da cafeína no sistema nervoso central e periférico aumenta a capacidade dos músculos esqueléticos de gerar força. Acima de tudo, a notícia é do site Eu Atleta.
Explicações e pesquisa
Sendo assim, a nutricionista Mônica Pinto preparou algumas receitas especiais com café para turbinar os treinos. Além disso, ela explica as propriedades de cada ingrediente acrescentado às receitas, como canela, whey protein, óleo de coco, pasta de amendoim, linhaça, cacau, mel, banana e ghee. Contudo, ao combinar esses alimentos com o café, ganha-se ainda mais benefícios na hora de treinar.
“O café é um estimulante natural, melhora o estado de alerta e a resposta cognitiva. Proporciona mais resistência, reduz a fadiga e estimula o gasto calórico. Além de ter um grande potencial antioxidante com atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva”, ensina a nutricionista.
Segundo dados levantados por uma pesquisa realizada em parceria entre o Instituto Nacional do Câncer, o Instituto Nacional de Saúde e a Escola de Medicina Feinberg, quanto mais café se toma, mais tempo se vive. A princípio, a pesquisa envolveu mais de 500 mil pessoas do Reino Unido com idades entre 38 e 74 anos.
Portanto, o consumo da bebida também está ligado à manutenção da saúde e de um estilo de vida mais saudável. Tomá-la constantemente reduz as chances de infarto do coração e previne contra diabetes. Primeiramente, isso acontece por causa dos antioxidantes presentes no alimento, que ainda auxilia na perda de peso.
Turbinar os treinos
Shake de café
- 150 ml de café congelado (4 cubos de gelo com o café filtrado);
- 30 g de proteína sabor chocolate ou chocolate branco;
- 1 colher de sobremesa de pasta de amendoim sem açúcar;
- 1 colher de chá de cacau orgânico em pó;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 100 ml de água;
Primeiramente, junte todos os ingredientes e bata no liquidificador por 30 segundos ou até que fique homogêneo.
Antioxidante
O cacau é um potente antioxidante por ser rico em flavonoides. Como antioxidante, tem a capacidade de neutralizar os radicais livres produzidos no treino, atenuando dores musculares no pós-treino. Já a canela acelera o metabolismo, tem propriedades antioxidantes e contribui para melhorar a digestão. Bem como regula os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a resistência à insulina e auxilia no ganho de massa magra.
Além disso, a pasta de amendoim é uma ótima fonte de energia. Ela possui vitaminas que atuam no combate aos radicais livres, magnésio para a saúde dos ossos. E o potássio para o tecido muscular.
Smoothie de café

- 4 colheres de chá de café solúvel;
- 2 colheres medida de whey protein sabor chocolate;
- 3 colheres (chá) de cacau em pó;
- 2 xícaras (chá) de leite desnatado;
- 1 colher (sopa) de linhaça;
Canela, adoçante e cubos de gelo a gosto.
Misture todos os ingredientes no liquidificador para um impulso energético antes do treino.
Observações
Contudo, a linhaça é uma rica fonte de fibras. Uma porção diária consegue oferecer 13% da dose ideal. Além disso, ela possui importantes minerais como manganês, zinco, fósforo, ferro, cálcio e magnésio. Ainda assim, o whey protein é uma mistura de proteínas facilmente digeridas e absorvidas pelo nosso organismo. Dessa forma, atua nas células musculares, favorecendo o ganho de massa muscular.
Café termogênico
- 1 xícara de café;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- 1 colher de sopa de manteiga ghee;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 2 colheres de sopa de whey protein sabor chocolate.
Antes de mais nada, bata todos os ingredientes no liquidificador e depois é só servir.
Ácidos graxos
Acima de tudo, o óleo de coco é formado por ácidos graxos de cadeia média, também conhecidos como triglicerídeos de cadeia média (TCM). Quando absorvido pelo fígado, ele se transforma em energia, evitando o acúmulo de gordura corporal. Do mesmo modo, a manteiga ghee também é formada por ácidos graxos de cadeia média. E é uma fonte de energia imediata e de longa duração. Ela melhora a potência e a resistência muscular durante o esforço físico.
Café Proteico
- 1 xícara (chá) de café pronto quente;
- 1 scoop de whey de chocolate;
- 2 colheres de sopa de mel.
Misture os ingredientes no liquidificador e depois sirva em uma xícara ou caneca. Todavia, o mel é um adoçante natural, fonte de energia que fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão.
Energético de café com banana
- 1 banana média;
- 1 xícara de café coado congelado;
- 1 xícara de café coado em temperatura ambiente;
Adoçante, açúcar ou mel (a gosto).
A princípio, bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Por fim, a banana é rica em potássio, vitaminas e minerais. É uma boa fonte de energia antes da prática de atividades físicas.