A Camil Alimentos anunciou a criação de uma assistente virtual com o objetivo de facilitar a comunicação com produtores de arroz, especialmente nos períodos de safra, quando existe um pico nas solicitações de dúvidas. A novidade, batizada de ‘Camila’ é fruto de uma parceria com a plataforma de inteligência conversacional Blip, e com a Dawntech, consultoria especializada em desenvolvimento de assistentes virtuais.
O contato virtual é feito inteiramente no WhatsApp que, entre várias funções, oferece a solicitação e envio automático de relatório de cargas; atendimento e suporte; extratos de movimentação; e previsões de pagamento.
Segundo a companhia, além da inteligência artificial, existe um atendimento humano caso o produtor solicite. O canal conta com cerca de 450 produtores de arroz ativos neste momento.
Para Natalia Watanabe, diretora de Inovação e Transformação Digital da Camil, a novidade melhora processos que antes eram tratados via e-mail ou por telefone. “Tudo ocorria de forma descentralizada e o nosso time de suprimentos ficava sobrecarregado com tarefas operacionais para passar todas essas informações aos produtores de arroz”, relata.