O Brasil já é reconhecido como o maior produtor de café e, neste contexto, os cafés especiais vêm ganhando cada vez mais destaque no cenário global. Nesse movimento, os lotes do Especialíssimo, programa da Cooxupé em parceria com a SMC Specialty Coffees, alcançam espaço e reconhecimento além das fronteiras.
Segundo Maria Dircéia Mendes, gerente comercial da SMC, o sucesso do programa está diretamente ligado à consistência e ao rigor da seleção. “Os lotes identificados por meio do Especialíssimo já conquistaram relevância no mercado internacional de café, e o programa vem sendo cada vez mais respeitado devido à alta qualidade e ao controle rigoroso na avaliação desses cafés especiais, realizada por um time amplamente capacitado de degustadores da SMC e da Cooxupé”, explica.
Além da premiação que destaca os 50 melhores cafés especiais da safra, o Especialíssimo também fortalece a imagem do produtor cooperado no mercado global. “Quem apoia o programa sempre faz questão de divulgar tanto as informações, suas ações e benefícios quanto o trabalho desenvolvido pelos cooperados e cooperadas participantes”, reforça Maria Dircéia.
Principais destinos e valorização internacional
Hoje, os principais destinos de exportação de cafés especiais da Cooxupé/SMC estão concentrados na Ásia e na Europa, mercados reconhecidamente exigentes. “São regiões que apreciam e reconhecem a qualidade dos nossos cafés especiais, equiparando-os a países já tradicionais no segmento, como a Colômbia e o Panamá”, destaca Maria Dircéia.
O diferencial do Especialíssimo está não apenas na qualidade consistente dos lotes, mas também no compromisso com a sustentabilidade. O programa conta com o Protocolo Gerações, que garante práticas sustentáveis na cafeicultura, um aspecto cada vez mais valorizado pelos compradores internacionais. “O comprometimento e a força da maior cooperativa de cafés especiais do Brasil e do mundo entregam confiança na hora das negociações”, completa a gerente comercial.
Lotes do Especialíssimo
Para os cooperados, o programa não se resume à bonificação financeira. Ele representa também um reconhecimento internacional do trabalho realizado no campo. “É importante mostrar às famílias cooperadas que, mesmo dentro de uma grande cooperativa com mais de 21 mil membros, existe a possibilidade de acesso ao nicho dos cafés especiais e que os cafeicultores têm potencial para produzir cafés que irão agradar o público-alvo desse setor”, afirma Maria Dircéia.
Mais que um concurso, o Especialíssimo é um programa de incentivo que gera oportunidades e reforça a excelência dos produtores. “O mais importante para nós é reconhecer os esforços praticados para produzir grãos de alta qualidade”, ressalta a gerente.
Um ciclo sustentável e consolidado
Criado em 2016 e com premiação anual desde 2019, o Especialíssimo já completa nove anos de existência. Nesse período, tornou-se referência para os mercados interno e externo, estimulando práticas sustentáveis e fortalecendo a imagem dos cooperados.
“Podemos afirmar que, ao longo desses anos, estamos contribuindo ativamente para os cooperados e cooperadas da Cooxupé tenham presença no mercado internacional de café especiais. Prova disso é o recorde de seleção de lotes especiais em 2025”, comemora Maria Dircéia.
Mais sobre o Programa
Quer saber mais sobre os lotes do Especialíssimo, bem como outras informações do Programa? O Hub do Café está com várias reportagens sobre a edição 2025 e, ainda, transmitirá a cerimônia de premiação ao vivo, na noite de 21 de novembro. Acompanhe!











