Europa consome aproximadamente 150 mil sacas de cafés por dia - Café Cotação


Um balanço da oferta e da demanda de café denota que a oferta mundial do produto atingiu um volume físico equivalente a 178 milhões de sacas. Enquanto a demanda global foi de 177 milhões de sacas, gerando um excedente de 1 milhão de sacas. A Europa lidera o consumo com 53,7 milhões de sacas (30,3% do consumo mundial), o que equivale a aproximadamente 147 mil sacas de cafés por dia. Primordialmente, o número se baseia nos últimos dados oficiais no acumulado de doze meses disponíveis do ano-cafeeiro da Organização Internacional do Café.

A OIC divide a produção mundial de café em quatro grandes regiões geográficas: África, Caribe, América Central & México, América do Sul e Ásia & Oceania. E, em relação ao consumo global, a Organização define seis regiões geográficas adicionando América do Norte e Europa. O ano de comercialização é 1º de outubro de cada ano, ao examinar e avaliar o equilíbrio da oferta e da demanda globais.  

Sacas de cafés por dia

Nesse contexto, caso seja estabelecido um ranking da produção mundial: a América do Sul lidera a produção mundial de café com 89,3 milhões de sacas (50% da oferta global). De antemão, o volume colhido no período equivale a uma produção diária correspondente a 245 mil sacas por dia. Em seguida, aparece Ásia & Oceania com 49,9 milhões de sacas, que equivaleram a 137 mil sacas diárias (28% da produção mundial).

Na terceira posição desse ranking, destaca-se a África, com a produção equivalente a 20,1 milhões de sacas, que representaram 55 mil sacas produzidas em média por dia. Desse modo, o volume corresponde a 11,3% da safra mundial no período. Por fim, na quarta colocação vem Caribe, América Central & México, região que colheu o equivalente a 18,7 milhões de sacas de 60kg. Contudo, o volume representa aproximadamente 51 mil sacas produzidas por dia, e ainda 10,7% da colheita global.

Ranking de consumo

De antemão, com um consumo de 53,7 milhões de sacas, representando 30,3% do consumo mundial, a Europa lidera o ranking das regiões consumidoras de café. A região consome aproximadamente 147 mil sacas de café por dia.

Na segunda colocação, destaca-se a Ásia & Oceania, cujo consumo total registrado foi de 45,7 milhões de sacas, volume físico equivalente a 125 mil sacas por dia. O qual correspondeu a 25,8% da demanda global no mesmo período em destaque. Na sequência, em terceiro lugar, figura a América do Norte, por ter consumido o correspondente a 30,9 milhões de sacas em doze meses. Sendo assim, que equivalem a 85 mil sacas por dia, e representaram 17,5% da demanda mundial.

Em quarto lugar, vem a América do Sul, a qual teve o consumo calculado em 28 milhões de sacas. Ou seja, volume físico que equivale a uma demanda diária de 77 mil sacas (15,8% do total consumido em nível mundial). Em quinto, figura a África, por ter consumido 12,5 milhões de sacas no mesmo período acumulado de doze meses. As quais equivalem a 34 mil sacas por dia, e representam 7,1% do total mundial. O Caribe, América Central & México ocupam o sexto lugar no consumo de café (6,1 milhões de sacas, sendo 3,4% da demanda mundial).

Relatório sobre o mercado

Este estudo e divulgação foram baseados no Relatório sobre o mercado de Café – Maio 2025, da Organização Internacional do Café (OIC). Todavia, disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café. Por fim, a produção e o consumo diário foram obtidos dos dados da OIC e divididos por 365.

Sobretudo, os interessados podem obter mais informações sobre o relatório no site Consórcio de Pesquisa Café (clique aqui).



Fonte:

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Pesquisa avalia tratamentos de solo para cultivo de café

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram um estudo para investigar os efeitos de 20 diferentes combinações de tratamentos de solo para cultivo de café. Primeiramente, eles buscaram avaliar...

A melhor do agronegócio em Café: 3Corações

Com 66 anos de história, a Três corações se consolida como uma das maiores e mais admiradas empresas do país, guiada pelo propósito de criar laços legítimos e duradouros com...

Café opera estável, e cacau segue em queda em NY

O preço do café arábica opera estável na manhã desta segunda-feira (24/11). Os contratos com vencimento em dezembro de 2025 caem 0,02%, negociados a US$ 3,91 a libra-peso. +Veja mais...