Consumir café todos os dias pode interferir no intestino? - Café Cotação


É raro encontrar alguém que dispense um cafezinho no dia a dia, bebida queridinha dos brasileiros. Além de muito saboroso, ele também fornece uma dose extra de energia e é conhecido por ter efeito laxante em algumas pessoas. Sobretudo, o consumo excessivo pode interferir no intestino. Antes de tudo, a notícia é do site Metrópoles.

Estudos

De acordo com o médico Vinícius Carlesso, diversos estudos mostram que a cafeína e outros compostos presentes no café, por exemplo, podem aumentar a frequência das evacuações e a atividade do cólon. “O consumo moderado (três a quatro xícaras) tem relação a alguns benefícios para a saúde gastrointestinal”, diz ele.

Por outro lado, a nutricionista Leticia Canelada afirma que esses benefícios não são resultados apenas da presença de cafeína. “Esse efeito ocorre mesmo com o café descafeinado”, ressalta.

Nesse sentido, Leticia Canelada ainda destaca que a bebida é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios capazes de ajudar a reduzir a inflamação. Segundo ela, quando inserido em um contexto alimentar saudável, o grão pode favorecer o crescimento de bactérias produtoras de butirato. Aliás, ele é ácido graxo de cadeia curta benéfico para a saúde intestinal.

“Rico em polifenóis, compostos naturais com propriedades antioxidantes, o café pode melhorar a diversidade da microbiota intestinal ao estimular o crescimento de bactérias benéficas”, destaca Leticia.

Interferir no intestino

Apesar disso, Vinícius Carlesso alerta para os problemas do consumo excessivo da bebida. “Pode estar associado a problemas gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico e gastrite em algumas pessoas”, diz o médico.

A nutricionista Leticia acrescenta que o exagero pode ocasionar diarreias. Além disso, grandes quantidades podem irritar a mucosa gástrica ou intestinal, principalmente em indivíduos mais sensíveis.

Segundo a profissional da saúde, pessoas com síndrome do intestino irritável (SII), gastrite ou sensibilidade à cafeína devem ter cuidado redobrado com o consumo. “Isso também se aplica a pessoas com ansiedade, insônia, fadiga ou tendência a acumular gordura na região abdominal”, afirma Leticia.

Dicas

Por fim, para minimizar os riscos e aumentar os benefícios, é indicado consumir a bebida pelo menos uma hora após acordar e preferir a ingestão após refeições para reduzir o efeito ácido. Além disso, recomendam-se as opções orgânicas.



Source link

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Café tem nova alta na bolsa de Nova York

O café opera em forte alta na bolsa de Nova York pelo terceiro dia consecutivo e há indicação de que esse movimento deverá continuar, com a presença de elementos já...

Café emagrece?

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Não apenas pelo seu sabor e aroma inconfundíveis, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde. Uma das questões frequentemente...

O extraordinário ganho dos EUA com o café brasileiro

A imposição por Donald Trump de tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro ilustra como sua turbulenta política comercial pode atropelar o próprio interesse econômico americano. Leia também: Isso...

Preço do café abre o dia com leve alta em Nova York

Eduardo Carvalhaes, analista especializado no mercado do café, diz que lideranças e operadores de mercado, no Brasil e nos EUA, continuam trabalhando para convencer Donald Trump, presidente dos EUA, a...

Café se mantém com preços em alta na bolsa de Nova York

E as oscilações devem permanecer nas negociações do arábica, enquanto investidores aguardam os desdobramentos do tarifaço dos EUA sobre produtos brasileiros. Carvalhaes lembra que lideranças e operadores de mercado, no...

Café começa semana em baixa na bolsa de Nova York

De acordo com Antonio Pancieiri Neto, da Clonal Corretora de Café, as tarifas de 50% sobre as exportações de produtos brasileiros, impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, causaram uma...