Haifa inaugura misturadora de fertilizantes especiais em MG - Café Cotação




A israelense Haifa, líder global na produção de nitrato de potássio e de soluções de nutrição de precisão, com faturamento anual de R$ 1 bilhão, inaugurou nesta quinta-feira (30/1) em Uberlândia (MG) sua primeira misturadora de fertilizantes especiais na América Latina.
Initial plugin text
Com área de 20 mil metros quadrados, a unidade automatizada inicia a operação com capacidade de produzir 6 mil toneladas de fertilizantes por ano. Em até cinco anos, planeja expandir essa capacidade para 20 mil toneladas e futuramente quer chegar em 30 mil toneladas.
A Haifa opera no Brasil há 20 anos, atendendo outras empresas, e há cerca de dez anos iniciou a instalação de escritórios comerciais no país que atendem todas as regiões produtoras.
O israelense Motti Levin, CEO da Haifa, não divulgou qual foi o investimento na fábrica, nem o faturamento no Brasil. Segundo ele, trata-se de uma empresa privada com 18 subsidiárias que atua em 100 mercados no mundo e não divulga seus números.
“Mas quando a gente acredita que um mercado tem potencial, nós investimos pesado. A unidade de Uberlândia terá um papel muito importante na expansão da empresa no Brasil. Hoje, o Brasil está entre os dez maiores mercados da Haifa. Com a expansão o objetivo é colocar o Brasil no top five.”
Para dar uma ideia da dimensão dos investimentos do grupo, o executivo citou que a Haifa está investindo US$ 700 milhões na expansão de uma fábrica em Israel para a produção de amônia.
O executivo ressaltou que o negócio da Haifa é atuar exclusivamente no mercado de fertilizantes especiais. No Brasil, esse setor teve crescimento médio de 21% na última década, segundo a Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).
A decisão de escolher Uberlândia, segundo o CEO, foi estratégica, visando aproveitar a logística e encurtar caminhos para atender os principais mercados da empresa no país, que ficam nas regiões Sudeste, Sul e na Bahia, mas a empresa já prospecta outros lugares para investir no país.
A unidade vai importar cerca de 60% da matéria-prima da França e usar 40% do Brasil na produção de seus blends, e vai produzir apenas a linha de fertilizantes de liberação controlada — voltada para culturas como frutas, vegetais, café e até milho.
Os grãos do fertilizante são envolvidos em um polímero desenvolvido pela Haifa, o que torna possível determinar o tempo exato em que os nutrientes devem ser liberados para a planta no prazo de um mês até um ano. A engenheira agrônoma Giuliana Feldman, diretora-executiva da Haifa na América do Sul, disse que a unidade brasileira não vai diminuir a necessidade de importação de fertilizantes do Brasil.
“Queremos garantir que essa necessidade de importação não cresça tanto verticalmente e ajude o produtor a encontrar as soluções mais inteligentes”, disse.
Em sua estimativa, com o uso dos fertilizantes especiais da Haifa, o produtor pode economizar pelo menos 30% dos gastos com fertilizantes.
A Haifa, fundada há 60 anos, desenvolveu a técnica para transformar o nitrato de potássio de laboratório em um fertilizante para uso na agricultura, e tem no seu portfólio hoje mais de 500 produtos. Além de Israel, tem fábricas no Canadá e França. A empresa é cocriadora da técnica de fertirrigação, junto com a também israelense Netafim.
*A jornalista viajou a convite da Haifa



Source link

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Café retoma trajetória de baixa em Nova York

Além de pressão de oferta, preço do grão passa por realização de lucros na bolsa Depois de ensaiar uma recuperação na véspera, o preço do café retomou a jornada de...