O cafezinho é uma das bebidas mais populares do mundo. Ou seja, com bilhões de xícaras consumidas todos os anos. Nesse sentido, é óbvio que o produto tem diversas curiosidades ao longo de sua história. Por exemplo: você sabia que a Finlândia é um grande consumidor da bebida? E que já houve proibições para seu consumo? Para conhecer mais, listamos 16 fatos curiosos sobre o café. Primeiramente, a notícia é do site do Nescafé.
Fatos curiosos sobre o café
O universo cafeeiro é repleto de histórias e acontecimentos diferentes. Antes de mais nada, o grão veio da Etiópia, na África, e conquistou o mundo. Hoje, é uma commodity valiosa e uma bebida apreciada em muitos países.
A seguir, confira algumas curiosidades sobre este produto.
1. O café tem séculos de história
O primeiro registro sobre café data de 800 D.C., quando os grãos foram descobertos no século 9 por pastores de cabras. A princípio, a história conta que, após comerem dos grãos, as cabras ficaram mais energéticas que o normal. Fascinados pelo poder do fruto, pois, os pastores provam o café e também sentem essa onda de energia.
2. O produto é uma fruta
Apesar de falarmos sobre “grãos” de café, o produto é, na verdade, uma fruta. Os “grãos” crescem em árvores e são encontrados no centro de um fruto, conhecido como cereja de café.
3. Beethoven amava a bebida
Mundialmente famoso, o pianista, regente e compositor alemão Beethoven amava café. Aparentemente, ele era apaixonado pelo assunto e usava, precisamente, 60 grãos por xícara. Ele usava seu tempo para contar cada grão e deixar suas porções prontas.
4. O Brasil é o maior produtor do grão no mundo
Você sabia que nosso país é responsável por cerca de um terço de todo o café do mundo? O Brasil é mundialmente conhecido por sua produção. Sendo, aliás, o maior produtor do grão no mundo, seguido pelo Vietnã e Colômbia.
5. A Finlândia é o maior consumidor mundial de café
O Brasil pode ser o maior país produtor. Entretanto, é a Finlândia que consume mais café. Por ano, cada pessoa consome em média 12 quilos do grão, resultando em 1.680 xícaras anualmente.
6. A bebida nem sempre foi apreciada no café da manhã
Em primeiro lugar, o cafezinho é conhecido como uma das bebidas mais populares para se tomar no café da manhã (seguido pelo chá). Porém, antes do século 18, as bebidas alcóolicas eram a primeira opção para essa refeição.
7. O produto ajudou o Brasil a ir para as Olimpíadas
Em 1932, não era financeiramente viável para o governo brasileiro levar seus atletas para as Olimpíadas. Dessa forma, para que pudessem financiar essa experiência, utilizaram a venda de café como forma de viabilizar a iniciativa.
8. O café nem sempre foi usado como bebida
Antes de descobrir que era uma bebida deliciosa, a fruta era um alimento. Afinal, as tribos do leste africano moíam os grãos e os misturavam com gordura animal para comer.
9. Existem dois tipos diferentes de grãos
Acima de tudo, dois tipos de grãos de café são usados para beber. Isto é, robusta e arábica. O arábica tem menor acidez e possui um sabor mais suave. Enquanto o robusta tem notas mais ácidas e é perfeito para quem gosta de uma bebida mais amarga.
10. Descafeinado não significa sem cafeína
Para que um café seja classificado como descafeinado, ele precisa ter menos de 0,3% de cafeína.
11. O processo de descafeinação dos grãos ajuda a criar receitas dos refrigerantes
Uma vez removida a cafeína para fazer o café descafeinado, geralmente, vendem a substância para empresas de bebidas gaseificadas ou farmacêuticas.
12. Nescafé produziu o primeiro café instantâneo do mundo
Em síntese, a marca criou a primeira mistura de café instantâneo de sucesso. Isso aconteceu em 1929, quando o Brasil buscava uma solução para ajudar no excedente do grão no país.
13. O produto já foi proibido
Nem sempre o cafezinho foi tão amado como é hoje. No século 18, vários governos tentaram impedir a bebida porque acreditavam que estimulava o pensamento radical. Portanto, proibiram o produto na Suécia por um tempo em 1746, junto com qualquer coisa relacionada a ele. Inclusive, acessórios como xícaras e pires.
14. O café mais caro do mundo custa US$ 600 por quilo
Kopi Luwak é o café mais caro do mundo, custando, em média, US$ 600 por quilo. Nativo da Indonésia, aliás, o grão é torrado após ser ingerido, digerido e expelido pelo musang. Ou seja, pequeno animal do Sul e Sudeste da Ásia. Dizem que ele só come os melhores, mais doces e frescos grãos de café. Quando ingeridos, são naturalmente fermentados, conferindo um sabor distinto. Você experimentaria uma xícara de Kopi Luwak?
15. A maior xícara do mundo tinha mais de 26 mil litros
A maior xícara de café do mundo teve 26.939,22 litros. Em suma, a bebida que foi feita no México, em 10 de dezembro de 2022. Ela levou 300 kg do pó torrado e moído e, atualmente, detém o recorde mundial do Guinness Book.
16. O Brasil ama café
De antemão, consomem cerca de 2 bilhões de xícaras por ano no mundo. O cafezinho é a segunda bebida mais consumida no Brasil, depois da água. Seja para dar energia ou para relaxar, o produto está presente na vida e no coração dos brasileiros. Agora que você conheceu tantos fatos curiosos sobre o café, que tal aproveitar o momento para degustar uma xícara?