O café, além de ser paixão nacional, também pode ganhar uma nova forma à mesa: a de sobremesa gelada. O sorvete de café surge como uma alternativa prática, econômica e refrescante, ideal para quem deseja reaproveitar o cafezinho que sobrou do dia. Antes de mais nada, a sugestão foi compartilhada pela chef Ana Carolina Melo, confeiteira e professora da Escola de Gastronomia Social. A informação é do G1.
Receita prática de sorvete de café
O diferencial dessa sobremesa é que ela aproveita um ingrediente comum na rotina do brasileiro, que muitas vezes vai parar na pia: o café que sobra no bule. Com poucos itens, é possível preparar uma receita saborosa e sem desperdício. Reforçando, inclusive, como a bebida pode estar presente em diferentes momentos do dia, como no fim de uma refeição.
A seguir, aprenda como fazer essa delícia refrescante.
Ingredientes
- ½ xícara (100 ml) de café pronto (adoçado ou não)
- ½ xícara (100 g) de leite condensado
- 2 caixas de creme de leite
Opcional (para pavê)
- Biscoito tipo maisena
- Um pouco mais de café para umedecer os biscoitos
- Chocolate em pó para finalizar
Modo de preparo
- Misture o café frio, o leite condensado e o creme de leite até formar um creme homogêneo;
- Para o pavê, mergulhe rapidamente os biscoitos no café e intercale camadas com o creme em um refratário;
- Depois, leve ao freezer ou congelador por pelo menos 4 horas;
- Finalize com chocolate em pó antes de servir.
Essa versatilidade faz do sorvete de café uma ótima opção para diferentes ocasiões. Desde sobremesas do dia a dia até almoços em família ou encontros entre amigos.
Além da xícara
Sobretudo, receitas como essa reforçam a criatividade na cozinha e a capacidade de transformar ingredientes cotidianos em algo especial. No caso do café, que já é consumido por milhões de brasileiros diariamente, o sorvete amplia seu papel cultural e gastronômico. Ou seja, ele mostra que a bebida vai muito além da xícara e pode ser explorada em preparos doces, salgados e até em drinques.
Na confeitaria, o café é um aliado poderoso. Afinal, ele realça sabores, equilibra o dulçor e dá personalidade a sobremesas. Incorporar a bebida em um sorvete é, portanto, mais uma forma de valorizar esse ingrediente tão presente na mesa do brasileiro. E, ao mesmo tempo, explorar seu potencial na alta gastronomia.
Inspiração para os cafés especiais
No Hub do Café, já destacamos diferentes maneiras de inserir a bebida em receitas criativas. O sorvete, nesse sentido, é uma oportunidade para usar grãos especiais, que trazem notas aromáticas únicas e intensificam ainda mais a experiência da sobremesa. Utilizar um produto de qualidade nesse preparo pode transformar completamente o resultado, trazendo camadas de sabor que surpreendem.
Além disso, o reaproveitamento conecta o consumo diário a práticas mais sustentáveis, reduzindo o desperdício. Para produtores e consumidores, é um lembrete de que cada grão carrega valor e pode render experiências muito além do tradicional cafezinho e de um sorvete de café.
Quer mais ideias para transformar seu dia com café? Então, explore outras receitas no site clicando aqui.
Leia também: