
Produtores de café, importadores e indústrias participam, entre os dias 5 e 7 de novembro, da 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas, em Belo Horizonte, das 10h às 19h. O evento vai reunir 240 expositores, ante 187 na edição de 2024. A expectativa dos organizadores é movimentar R$ 150 milhões em negócios, superando o ano passado (R$ 100 milhões).
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Com o tema “Café em transformação – inovação, sustentabilidade e oferta no mercado global”, a SIC terá palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. De acordo com os realizadores, pela primeira vez, o evento será aberto ao consumidor final, no dia 7. A expectativa é receber em torno de 25 mil pessoas nos três dias.
A SIC é realizada por Espresso&CO, Sistema Faemg-Senar, Sebrae e Governo do estado de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg.
Um dos destaques do evento é a realização do 9º Cupping ATeG Café+Forte, realizado pelo Sistema Faemg Senar. O concurso recebeu 2,5 mil amostras neste ano, ante 1,8 mil na edição anterior. Desse total, as 100 melhores serão julgadas durante a SIC.
Marca “Cafés do Brasil” reformulada
No primeiro dia, a cadeia produtiva do café vai apresentar a reformulação da marca institucional “Cafés do Brasil”. A iniciativa envolve Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Conselho Nacional do Café (CNC), Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O projeto envolveu diagnóstico, pesquisa, entrevistas com diferentes atores da cadeia, análise de concorrência e estudo dos atributos e imagem. Nesse trabalho, ficou evidenciada a necessidade de fortalecer e ampliar a comunicação da cafeicultura brasileira, dos seus impactos socioambientais e com forte adoção de tecnologia.
A reformulação ficou a cargo da agência Design Bridge and Partners. A nova marca deve refletir confiança, conveniência, ética, autenticidade, inspiração e diversidade, segundo seus signatários.
Prêmio Coffee of the Year 2025
O prêmio Coffee of the Year, entregue no último dia, bateu recorde de inscritos, com 601 amostras de café, sendo 453 de café arábica e 148 de canéfora. Segundo Leandro Paiva, do Instituto Federal Sul de Minas e coordenador do concurso, o concurso recebeu inscrições de cafés de todas as regiões produtoras, incluindo Ceará e Acre, que não se inscreveram na edição de 2024.
“Vimos muitos cafés doces, com notas intensas de chocolate, caramelo, mel e garapa, mas também tivemos cafés frutados, com sensorial de frutas roxas e brancas. Cafés bem consistentes quanto a corpo cremoso e sedoso, e finalização doce e longa”, afirmou Paiva.
Criado em 2012, o prêmio reúne os melhores cafés do Brasil, reconhecendo os destaques do ano e valorizando novas origens. A premiação engloba os cafés arábica e canéfora (conilon/robusta), dando visibilidade a diferentes perfis sensoriais.
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Na primeira etapa, produtores de todo o país enviam amostras que são avaliadas por especialistas Q-Graders e R-Graders do Coffee Quality Institute (CQI). Do total de amostras recebida, foram selecionadas as 180 melhores, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora.
As amostras selecionadas serão disponibilizadas nas salas de prova durante a SIC. Desses 180, os dez arábicas e os cinco canéforas com melhores notas serão apresentados ao público em uma degustação às cegas. A votação dos visitantes completa a pontuação para eleger os grandes vencedores do ano.
Após o anúncio dos vencedores, é realizado uma prova de cafés dos campeões para compradores nacionais e internacionais.
Compradores internacionais
Desde sábado (1º/11) até terça-feira (4/11), 14 compradores de Canadá, China, Chile, Indonésia, Peru, Coreia do Sul, Espanha, Portugal, Polônia, Tailândia e Singapura vão conhecer o processo de produção de cafés de alta qualidade na região da Mantiqueira de Minas, no Sul do Estado. Os compradores farão visitas a propriedades nos municípios mineiros de Santa Rita do Sapucaí, Carmo de Minas e São Gonçalo do Sapucaí.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Sebrae, Sistema Faemg e Senar e, Espresso&CO, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam). Representantes de cooperativas de produtores das três cidades – Cocarive, Coopervass e Cooperrita – e da Aprocam participam das agendas com os compradores internacionais.
“A ação valoriza as regiões produtoras e favorece a aproximação com novos consumidores, que estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade, procedência e sustentabilidade”, afirmou Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Saiba-mais taboola
A Mantiqueira de Minas reúne cerca de 8 mil produtores de cafés e foi reconhecida com a Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), em 2012, e com a Denominação de Origem (DO), em 2020. “Os compradores terão acesso a diversos perfis de cafés, desde os mais básicos até os mais complexos e microlotes”, disse Alessandro Hervaz, presidente da Aprocam.
Caio Alonso Fontes, CEO da Espresso&CO, disse que iniciativas como essa têm total sinergia com o propósito da SIC. “Nosso compromisso é criar oportunidades reais para quem produz. Essa aproximação com compradores internacionais consolida a SIC como ponto de encontro entre o produtor e o mercado, abrindo portas para novos contratos e relações comerciais duradouras.”
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