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Reunião estratégica CNC busca fortalecer marca “Cafés do Brasil” - Café Cotação


O café é a única cultura do agronegócio brasileiro que possui um fundo próprio, constituído com recursos originários do setor produtivo. O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) foi criado como parte do ajuste da política cafeeira frente ao processo de democratização e de reforma administrativa do Estado Brasileiro. Contudo, sua missão principal é apoiar os produtores de café do Brasil, além de promover a competitividade da cafeicultura, financiando diversas áreas estratégicas. Ainda assim, incluindo a promoção e consolidação da marca “Cafés do Brasil”. Antes de mais nada, a notícia é do Conselho Nacional do Café.

Em 2024, o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) – que gesta o Funcafé – aprovou, através do seu Comitê Técnico, a destinação de R$ 4,5 milhões do Fundo. De antemão, a quantia é exclusiva para ações de marketing e comunicação. Primeiramente, o valor validado pelo Ministro Carlos Fávaro, que preside o CDPC.

Cafés do Brasil

Nesse contexto, o Conselho Nacional do Café (CNC) reuniu-se no último dia 31 de janeiro, em seu escritório em São Paulo, com a Design Bridge and Partners. Antes de tudo, agência especialista em branding. O encontro foi para discutir diretrizes estratégicas para a promoção da marca “Cafés do Brasil”.

Contudo, o CNC e suas cooperativas desempenham um papel fundamental no fornecimento de informações estratégicas à agência. Desse modo, contribuindo com insights sobre sustentabilidade, rastreabilidade, boas práticas agrícolas e inovação na cafeicultura. Aliás, essas contribuições são essenciais para o desenvolvimento de campanhas que consolidem a presença da marca “Cafés do Brasil” nos mercados nacional e internacional. Além disso, destacando a qualidade e a produção sustentável do café brasileiro.

Escolha técnica

Afinal, o Comitê Técnico do CDPC foi responsável pela condução do processo seletivo da agência, analisando seis propostas. Sobretudo, a Design Bridge and Partners foi escolhida devido à sua expertise em cafeicultura e outros critérios técnicos relevantes. A agência conta com um portfólio de clientes renomados, como Café Colombiano Juan Valdez, o Sebrae, a Nespresso, entre outros.

Entretanto, para a estruturação da campanha, a Design Bridge and Partners está ouvindo as principais entidades do setor. Entre elas, a ABIC, que representa o café torrado e moído; a ABICS, que representa o café solúvel; o CECAFÉ, que representa a exportação; e a CNA e o CNC, que representam a produção.

Em síntese, a coordenação das reuniões e a condução técnica dos temas estão sob responsabilidade de grupo de trabalho informal do Comitê Técnico. Nesta etapa, Fabrício Andrade, da CNA, foi eleito o representante da reunião. Por fim, o processo conta com a apreciação e participação ativa de todas as entidades envolvidas.

Foto: Divulgação



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