Os preços do café (arábica e robusta) iniciaram novembro em alta no Brasil, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesta terça-feira (4/11), o indicador Cepea/Esalq registrou a cotação de R$ 2.272,55 para a saca de 60 quilos do café arábica, um ganho de 2,99% nos dois primeiros dias úteis do mês. Para o robusta, o ganho foi de 2,07% no mesmo período, para R$ 1.434,97 a saca.
Ao longo de outubro, as cotações das duas variedades oscilaram com força. Agentes consultados pelo Cepea estiveram atentos à possível exclusão do grão da lista de produtos brasileiros com tarifação extra imposta pelos Estados Unidos – nada foi definido até o momento –, às condições climáticas no Brasil e no Vietnã e ao cenário de oferta ajustada.
Diante da volatilidade, pesquisadores explicam que a liquidez no mercado spot nacional esteve limitada, com produtores pouco interessados em negociar.
No campo, as chuvas registradas com a chegada da primavera favoreceram o desenvolvimento das lavouras de arábica e melhoraram as condições das plantações de robusta no Espírito Santo. As floradas da safra 2026/27 agora dependem de novas precipitações para se desenvolver adequadamente e garantir um bom pegamento – fatores essenciais para o início da produção.











