A decisão de focar em um perfil de produtor de menor porte, segmento menos explorado por grandes concorrentes, permitiu à empresa crescer 15% tanto em receita como em volume de equipamentos comercializados.
Diante do resultado, a Yanmar pretende ampliar sua atuação neste ano, segundo Rafael Ribeiro, coordenador de vendas da empresa no país. O plano é começar a atender também lavouras médias de grãos, como soja e milho, com o lançamento de um novo modelo de trator, de 105 cavalos (cv). “Vamos terminar 2025 com o mesmo crescimento do ano passado”, diz ele, que não revela o volume da receita nem quantidade de máquinas comercializadas.
Os clientes da Yanmar, em geral, têm propriedades entre 1 e 150 hectares, voltadas à produção de café, hortifrútis e pecuária. Os tratores mais vendidos pela marca têm entre 24 e 90 cavalos, são 100% mecânicos — sem piloto automático nem injeção eletrônica — e custam de R$ 95 mil a R$ 290 mil. “Qualquer mecânico ajusta, e as peças são muito mais baratas”, diz Ribeiro. Embora não saiam de fábrica com sistemas de monitoramento em tempo real, esses recursos podem ser adicionados.
Cerca de 80% das vendas da empresa são financiadas por meio do Moderfrota, linha do Plano Safra voltada à renovação de máquinas agrícolas. A empresa, porém, busca reduzir a dependência desses recursos. Em 2024, lançou uma linha de crédito própria em parceria com o banco holandês DLL com juros entre 5,99% e 8,99% ao ano e prazos de até cinco anos.