O que os amantes de café e os fãs de viagens pelo espaço têm em comum? Em primeiro lugar, acertou quem respondeu o café liofilizado. Aliás, muito comum em missões espaciais, a comida liofilizada também pode estar aterrissando na sua casa. Não está entendendo nada? Nesse sentido, vamos começar por como é feito o café solúvel, tão presente no dia a dia dos brasileiros. Antes de mais nada, a notícia é do site Estadão.
Café liofilizado
Em seu canal do YouTube ‘Descubra Café Solúvel’, a especialista em café Eliana Relvas explica que, primeiramente, os grãos são selecionados, torrados, moídos e enviados para a extração. Contudo, nesse momento, a água quente é para obter propriedades solúveis. E, então, o pó passa por um processo de concentração, no qual 50% da água é evaporada a vácuo.
Depois de tudo isso, chega a hora da secagem. Desde já, existem dois tipos de secagem ou desidratação do café: por spray dryer ou pela liofilização. A especialista em café conta que o primeiro método utiliza uma corrente de ar quente para pulverizar o extrato do café. Desse modo, fazendo com que toda a água evapore e o pó fique bem fino. Entretanto, no caso da liofilização, o extrato do café é congelado. E, assim, a água sofre o processo de sublimação. Ou seja, passando direto do estado sólido para o gasoso.
Afinal, café liofilizado e café solúvel são a mesma coisa? Sim e não, depende por qual processo de secagem ele passou. Eliana Relvas destaca que, no caso do liofilizado, os aromas e sabores naturais do café seguem o alto padrão de qualidade.
Além da praticidade, o café instantâneo fica pronto bem rapidinho e misturado com água, leite e usado em receitas. Entenda mais sobre a técnica de liofilização, suas vantagens e como fazer café solúvel em casa.
Vantagem em consumir produtos
Sobretudo, um dos benefícios do café liofilizado é que ele retarda a ação dos microrganismos. “Os microrganismos precisam de água e umidade para se desenvolver, logo, todo alimento seco tem sua preservação mais prolongada”, aponta Relvas.
De antemão, o preparo do café liofilizado segue a preferência do consumidor. Contudo, você pode apenas adicionar água ou leite (animal ou vegetal) para fazer essa reidratação do grão, por exemplo, e esse acréscimo pode ser em diferentes temperaturas.
Além do preparo da bebida, também é possível utilizar o café liofilizado como ingrediente em doces e sorvetes, barrinhas de cereal, bebidas prontas, entre outros.
Receitas com café solúvel para fazer em casa
Por fim, o confira algumas receitas com o café liofilizado. Tais como, café gelado e aromatizado com laranja. Ainda assim, a clássica sobremesa italiana tiramisù, um sorvete de café caseiro e uma espuma de café que vai deixar sua bebida ainda mais cremosa e especial.