Você costuma ferver a água e despejar direto no pó de café? Saiba que esse hábito traz mais amargor e pode arruinar o sabor da bebida. Chegou o momento de aprender truques que vão elevar o sabor do seu cafezinho. Veja como não errar e conheça o jeito certo de fazer café.
Antes de mais nada, a notícia é do site Receitas.
Jeito certo de fazer café
De antemão, o barista Leonardo Moço, tricampeão do Campeonato Brasileiro de Baristas e que já foi eleito o Melhor Barista do Brasil, ensinou o passo a passo.
Em primeiro lugar, não use água fervendo. A dica é: ferva a água, desligue o fogo e espere cerca de um minuto a um minuto e meio. Em seguida, a temperatura vai baixar para 95, 96 graus Célsius e essa é a temperatura ideal. Do contrário, você pode extrair.
Antes de colocar o pó de café, passe água quente no filtro de papel. Desde já, isso remove o gosto residual do papel e aquece o recipiente onde o café será extraído. Posteriormente, descarte essa água.
Proporção correta
A princípio, utilize a proporção correta. A receita base para fazer o cafezinho é de 1 parte de café para 10 partes de água. Por exemplo, 20 gramas de café para 200 gramas de água. Ou 30 gramas de café para 300 gramas de água.
No entanto, se desejar por um café mais forte, diminua a proporção de água ou acrescente mais pó. Desse modo, coloque 30 gramas de café para 200 gramas de água.
Pré-infusão
Por fim, não despeje a água no recipiente nem devagar, nem muito rápido. O ideal é molhar primeiro toda a superfície do pó para fazer uma pré-infusão. Em seguida, despeje a água em movimentos circulares, de forma constante e controlada.
Portanto, seguindo essas dicas simples, você evitará o amargor e elevará o sabor do seu café, transformando cada xícara em uma experiência deliciosa.