A irrigação portátil por aspersão é um sistema simples e eficaz para diversas culturas, inclusive o café. De antemão, o equipamento pode ser movido manualmente ou até mesmo com veículos leves. Desse modo, permitindo irrigar diferentes áreas de forma prática e eficiente.
Nesse sentido, a Cooxupé preparou um vídeo para explicar sobre as vantagens da irrigação portátil por aspersão.
Irrigação portátil
Segundo Guilherme Fell, coordenador de parceiros Irrigat, o carretel surgiu para descomplicar a irrigação e torná-la mais acessível possível para o pequeno produtor. Isto é, com sistemas para lavouras de até 12 hectares de irrigação.
“É um sistema extremamente descomplicado, muito fácil, que dá autonomia para o produtor. Seja autonomia para a implementação, uso, dia-a-dia, quanto para manutenção”, afirma.
Desde já, o sistema de irrigação por aspersão simula a chuva. Utiliza aspersores que lançam água para o ar, formando gotículas que caem sobre o solo e as plantas, como se estivesse chovendo. Contudo, a técnica é amplamente utilizada na agricultura para distribuir água de forma uniforme e eficiente.
“É um sistema totalmente móvel, que de fato o produtor consegue ter mobilidade total. Então, basicamente, a grande maioria das culturas que o pequeno produtor trabalha vai ser compatível. Seja o café, pastagem, milho, pastagens mais altas, como o caso do BRS Capiaçu ou cana-de-açúcar, todas as culturas de forma geral que o pequeno produtor trabalha”, conta.
Equipamento e versatilidade

Primeiramente, todos os tubos do equipamento são de engate rápido. Consequentemente, o produtor consegue irrigar mais de uma lavoura ou se tiver mais pontos de captação dentro do campo. Desse modo, é um instrumento que se adapta a qualquer tipo de solo, como relevo de até 30% de desnível. Então, é um acessório que consegue abranger um grande perfil de produtores, principalmente o pequeno.
“Sempre comentamos que, uma vez que o produto chega na lavoura, o produtor, em cerca de 2 a 3 horas, consegue implementar o projeto por completo e no dia já começar a irrigação. Então, se ele quer irrigar áreas distintas, consegue recolher todo o material da lavoura e mudar esse sistema. Outra grande vantagem é que é um sistema que usa poucos tubos, porque é o carretel quem faz toda a movimentação na lavoura”, explica Fell.
Custo-benefício
A princípio, a irrigação portátil é um sistema que de fato tem um custo-benefício interessante para o pequeno produtor. Em termos de custo de implementação, é um equipamento que fica muitas vezes cerca de um terço em comparação a outros, irrigando uma área muito maior.
“O nosso sistema, com uma máquina só, como é o caso do Irrigat, o produtor consegue irrigar até 12 hectares. É uma vantagem muito grande, que dependendo o tamanho da área, ele consegue diluir esse custo pelos hectares irrigados. O que torna o produto muito atrativo financeiramente e principalmente para o dia a dia. Ele é um autopropelido, que enrola sozinho e faz todo esse trabalho”, diz.
Segundo Reinaldo Senedese, cooperado da Cooxupé, a técnica de irrigação portátil chega para otimizar o cuidado com a lavoura. “Foi uma grande surpresa, a gente trabalhava com aspersão, muitos canos, atrapalhava o nosso trabalho de recolhimento e tudo mais. Eu conheci na Cooxupé o Irrigat e logo me encantei. O equipamento está resolvendo a nossa vida aqui na propriedade”, destaca o produtor.