Café com caldo de cana viraliza em Piracicaba e multiplica vendas - Café Cotação


Primeiramente, é importante destacar: o café com caldo de cana não é um simples café adoçado nem coado com garapa, como alguns vídeos sugerem. Pelo contrário, trata-se de um café gelado combinado com a garapa, criando um sabor único e refrescante.

A receita, de acordo com o vendedor, leva gelo, caldo de cana, café expresso e raspas de limão-siciliano. Ademais, o resultado é um drink bifásico que viralizou entre criadores de conteúdo em Piracicaba (SP). Antes de mais nada, a notícia é do site G1.

Café com caldo de cana

Segundo Airton Souza Ferreira, 41 anos, responsável pelo preparo, a repercussão surpreendeu. “Nós vendíamos entre 20 e 30 cafés gelados por final de semana. Contudo, agora já ultrapassamos 100 unidades apenas da versão com cana”, afirma.

Por sua vez, os vídeos que circularam nas redes já somam mais de 700 mil visualizações. Em suma, enquanto uns criticam, outros elogiam a novidade. “Eu vi que viralizou e pedi para experimentar”, relata a consumidora Isabella Castilho.

A bebida que viralizou

No princípio, os influenciadores destacaram que o drink é algo “que só tem em Piracicaba”. Além disso, a venda ocorre em um trailer dentro do Parque do Engenho Central, fundado em 1881 para processar toneladas de cana-de-açúcar. Conforme a tradição local, a cana e o café até figuram no brasão da cidade.

Todavia, não é exclusividade. Comentários e vídeos mostram pessoas preparando a bebida em outras cidades ou ensinando variações. Segundo Airton, a inspiração veio de mais de 20 anos de experiência no ramo. “Eu já trabalhava com café gelado com água tônica e com suco de laranja. Porém, sempre quis misturar com a cana”, conta.

Tipos de café gelado

De acordo com o gastrônomo e professor de hotelaria Hélio Roberto, existem dois tipos principais: o iced coffee e o cold brew. No primeiro, o café é extraído com água quente e resfriado com gelo, o que acentua a acidez. Já no segundo, o preparo é feito com infusão lenta em água fria, resultando em sabor mais doce.

Além disso, Hélio lembra que o café gelado costuma ser servido com água tônica, coco ou xaropes. No entanto, a versão com garapa cria contraste marcante.

“O caldo de cana traz açúcar em excesso. Portanto, ao misturar com um café ácido e gelado, a bebida ganha equilíbrio e estética atraente pela densidade das camadas”, explica Hélio.

Como tomar a bebida

Por fim, consumidores também opinam sobre a experiência. A decoradora Fabiana Almeida elogia. “Acho que a cana dá um sabor, tira o amargo do café. Eu gostei bastante. É a primeira vez que eu tomo”, afirma.

Já a chef pastaia Ana Catarina Campos ressalta a forma correta de consumo. “É preciso puxar o café e a cana juntos pelo canudo, para sentir o contraste dos sabores”, comenta.

Crédito foto:  Yasmin Moscoski/g1



Fonte:

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Café volta a subir na bolsa de Nova York

O cacau opera em queda na bolsa de Nova York na manhã desta quarta-feira (8/10). Os contratos futuros da amêndoa, com vencimento para dezembro, caem 1,13%, negociados a US$ 6.110....