Cacau, açúcar e algodão operam em alta nesta manhã Os contratos para maio do café arábica registram queda de 3,20% na bolsa de Nova York. Na abertura das negociações desta terça-feira (18/2), os preços são US$ 3,9440 a libra-peso. O recuo, que começou na última sexta-feira (14/2), deve-se a melhores estimativas de safra asiática, com recuperação do Vietnã.
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
No entanto, as cotações do arábica seguem elevadas, principalmente devido às incertezas da oferta do Brasil, maior produtor da espécie.
Saiba-mais taboola
De acordo com o analista Eduardo Carvalhaes, sócio do escritório especializado em negócios de café Carvalhaes, os fundamentos do mercado permanecem: estoques são baixos nos países produtores e consumidores e problemas climáticos.
“No Brasil, temos um cenário apertado neste segundo semestre do ano-safra brasileiro (janeiro a junho), indicando dificuldades para abastecermos o consumo interno e nossas exportações nos próximos meses. Há um consenso no mercado brasileiro, de que o que resta de café da safra brasileira 2024 em mãos dos cafeicultores é muito pouco. As apostas variam entre 10% a 15%”, avalia Carvalhaes.
O agravante desta semana é o estresse hídrico e as altas temperaturas que seguirão pelas regiões produtoras do Brasil, o que interferirá nas negociações nas bolsas de Nova York e Londres, para o robusta.
Nas negociações do cacau, a curva é inversa a do café e há aumento de 0,87% para os lotes de maio, que operam a US$ 10.414 a tonelada. Sem mudanças nos fundamentos, continuam as preocupações com a demanda global diante da irregularidade do clima nas regiões produtoras na África Ocidental.
Os contratos do açúcar demerara com vencimento em maio também abrem em alta, custando 19,23 centavos de dólar por libra-peso. A valorização está relacionada a expectativas de menor produção em algumas regiões produtoras, aliadas a uma demanda internacional aquecida, com a cana-de-açúcar do Brasil subdesenvolvida devido à seca severa, como indicam os sites Trading Economics e Barchart.
Para o algodão de mesmo vencimento, a alta desta manhã é de 1,13%, com os lotes operando a 69,08 centavos de dólar por libra-peso.
Source link