O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta quarta-feira (12/11) ao canal Fox News que haverá “anúncios significativos” nos próximos dias com relação aos preços de produtos como café, bananas e outros itens não cultivados nos Estados Unidos, informou a agência Reuters.
Segundo o secretário, os anúncios reduzirão os preços “muito rapidamente”, e os americanos começarão a se sentir mais otimistas em relação à economia no primeiro semestre de 2026. Bessent, no entanto, não especificou quais serão estes anúncios.
Na noite de terça-feira (11/11), em entrevista também à Fox News, o presidente Donald Trump havia dito que os Estados Unidos irão reduzir “algumas tarifas sobre importações de café“.
Trump não informou a origem do produto cujas tarifas devem ser reduzidas, mas o Brasil é o maior fornecedor de café aos Estados Unidos e vem negociando com autoridades americanas a retirada da taxa de 50%, que entrou em vigor em agosto. Em agosto, os EUA impuseram o tarifaço a uma série de produtos brasileiros.
Em 2024, o Brasil embarcou 8,1 milhões de sacas aos EUA, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O volume equivale a uma receita de US$ 2 bilhões.












