A Semana Internacional do Café acontece de 05 a 07 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A 13ª edição debaterá o tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”.
A cooperativa cafeeira Cooxupé marca presença no evento com a palestra “Cafeicultura Regenerativa na prática”, que será ministrada pela Gerente ESG, Natalia Carr, no dia 06 de novembro, das 12h30 às 13h, no Espaço Arena.
“A cafeicultura regenerativa é um tema de grande relevância e que faz parte da atual realidade do cafeicultor. A Cooxupé, por exemplo, implantou um projeto para auxiliar seus cooperados a ampliar as boas práticas agrícolas e fortalecer seu compromisso com a agenda ESG”, explica Natalia.
Além da palestra, as equipes de Torrefação e da SMC Specialty Coffee estarão presentes na SIC, no estande da cooperativa, que oferecerá ao público cafés Evolutto e Prima Qualità. Também está confirmada a presença do presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
ABIC na 13ª Semana Internacional do Café
A Associação Brasileira da Indústria de Café também estará na SIC. O estande da ABIC será palco da final do Campeonato Brasileiro de Blends de Café. Os vencedores das etapas estaduais estarão reunidos para definir quem são os três melhores profissionais de blend do ano. A premiação ocorrerá no dia 7 de novembro, a partir das 15h, no Grande Auditório.
A blendagem também será tema da palestra “Blend como ferramenta de consistência, portfólio e maior lucratividade para torrefações de todos os portes”, na Cafeteria Modelo, no dia 5 de novembro, às 17h. Representantes da Associação também participarão de palestras e painéis sobre a indústria e o mercado cafeeiro, dentre eles “Inteligência Artificial na Análise Sensorial: as novidades do Protocolo Brasileiro de Avaliação de Cafés Torrados”.
Os visitantes da SIC poderão ter uma experiência de como ocorrem as análises microscópicas que identificam possíveis adulterações ou fraudes para atestar a pureza e qualidade dos cafés vendidos no varejo. A ABIC disponibilizará um microscópio digital, equipado com monitor que permite a visualização em grande escala.
SIC 2025
Reconhecida como vitrine da cafeicultura brasileira, a SIC conecta produtores, indústrias, torrefadores, baristas, compradores internacionais e empreendedores. A programação é estruturada em oito frentes: Simpósio e Fórum, Exposição, Salas de Cupping, Coffee of the Year, Rodada de Negócios, Festival Café da Semana, Campeonatos & Prêmios e Encontros e Workshops. Nesta edição, o evento cresce 50% em tamanho, com 20 mil m² de área, 240 expositores, expectativa de movimentar R$ 150 milhões em negócios e receber cerca de 25 mil pessoas de mais de 40 países.
Durante a Semana Internacional do Café, haverá, ainda, o novo posicionamento setorial dos “Cafés do Brasil”. Saiba mais, clicando aqui.















