Superintendente do MTE em MG se reúne com produtores de café - Café Cotação


A sede da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé recebeu, na última quarta-feira, 6 de agosto, a visita do superintendente regional do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans.

De antemão, o encontro teve como objetivo promover um diálogo entre cafeicultores, instituições ligadas ao campo e sindicatos de produtores rurais. Bem como sindicatos de trabalhadores rurais para reforçar a importância das boas práticas nas relações de trabalho no meio rural.

Superintendente do MTE

Ministério do Trabalho
Carlos Calazans formará uma comissão para a criação de uma Convenção Coletiva do Trabalho para trabalhadores e produtores rurais do Sul de Minas (Foto: Divulgação)

Conforme discutido na reunião, um documento apresentado pelos sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais de Nova Resende/MG foi assinado e encaminhado à superintendência regional. Primordialmente, a finalidade é que esse material sirva de base para uma futura Convenção Coletiva de Trabalho válida para o estado de Minas Gerais e para o Brasil. Nesse sentido, contemplando as necessidades específicas tanto de produtores quanto dos trabalhadores rurais.

Além da diretoria da Cooxupé, representada pelo presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo e pelo vice-presidente Osvaldo Bachião Filho, o encontro contou com lideranças sindicais, técnicos e representantes da cadeia produtiva do café no Sul de Minas.

Também estiveram presentes representantes de entidades importantes do setor. O Sistema Faemg/Senar foi representado por Renato José Laguardia de Oliveira. Já a Fetaemg teve presença de Vilson Luiz da Silva. Por sua vez, a Contar – Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais foi representada por Edinesia Alves Pereira Sousa, da Assessoria Jurídica.

Acordo coletivo

Ministério do Trabalho em Minas Gerais
Ronaldo Ferreira Cardoso (Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende) e Edmilson José Marques (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Resende) apresentam documento durante a reunião (Foto: Divulgação)

De acordo com Carlos Calazans, o encontro foi inédito por reunir, na mesma mesa, representantes dos produtores e dos trabalhadores rurais. “Este encontro busca garantir melhores condições para os trabalhadores e segurança jurídica para os produtores. Uma iniciativa importante para construirmos um grande acordo coletivo”, afirmou o superintendente regional do Ministério do Trabalho.

Além disso, ele anunciou a formação de uma comissão com representantes da Contar, Fetaemg, Assul e Faemg. A meta é elaborar um documento que represente todos os setores da cadeia produtiva rural e possa melhorar as condições de trabalho na região.

Diálogo

Ministério do Trabalho de Minas Gerais
Reunião aconteceu em Guaxupé, Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Por fim, Calazans ainda destacou como ponto positivo o empenho dos trabalhadores e produtores rurais pensando no melhor para o Brasil e para o Sul de Minas.

“Isso mostra que quando todos estão unidos, as coisas podem ser melhores, principalmente tendo apoio do governo. Isto é diálogo”, concluiu. 



Fonte:

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Café: EUA e Brasil negociam tarifa; setor espera reversão

A notícia sobre a possível reavaliação da tarifa café EUA tem movimentado o mercado e gerado expectativas entre produtores e exportadores brasileiros Entender as implicações dessa negociação é fundamental para...