7º Fórum Café e Clima será no dia 14 de agosto, em Guaxupé/MG - Café Cotação


A Cooxupé realizará o 7º Fórum Café e Clima, no dia 14 de agosto, em Guaxupé/MG, para discutir os desafios e as previsões para a safra de café. Acima de tudo, especialistas debaterão as condições climáticas e seus impactos na colheita 2025. E quais são as perspectivas para 2026. Primeiramente, o evento acontecerá no auditório da matriz da cooperativa, das 14h às 17h.

Antes de mais nada, os cooperados também podem acompanhar a transmissão on-line ao vivo pelo Hub do Café e pelo canal da cooperativa no YouTube. Primordialmente, o encontro é indicado para profissionais, cafeicultores e estudiosos nas áreas de produção de café e de agronomia.

Fórum Café e Clima

A abertura do evento contará com a presença da diretoria executiva da cooperativa. Sobretudo, a mediação será do engenheiro agrônomo e gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo. 

A primeira palestra será do engenheiro agrônomo Guilherme Vinícius Teixeira, coordenador de Geoprocessamento da cooperativa. De antemão, o tema que será abordado será “Desafios Climáticos e a Resiliência do Café nas regiões da Cooxupé – Safra 2025/2026”.

Na sequência, o agrometeorologista e engenheiro agrônomo Marco Antônio dos Santos, sócio-fundador da empresa Rural Clima, irá tratar sobre previsões climáticas. Todavia, sua palestra será sobre “Previsões climáticas para a safra 2026 – depois de uma safra com sérios problemas climáticos, o que esperar dessa nova La Niña”.

Impacto na safra

Por fim, o professor doutor José Donizeti Alves, engenheiro agrônomo e docente de Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA), também participará do fórum. Aliás, ele irá apresentar o “Impacto do clima na safra de 2025 e nos desafios para o manejo fisiológico em 2026”.

“O Fórum Café e Clima traz informações técnicas relevantes sobre a colheita atual e como deve ser a próxima safra, por meio de avaliações de palestrantes que são especialistas em suas áreas. São informações de grande importância para nossos cooperados, pois o clima tem sido um grande desafio a todos os produtores”, analisa Mário Ferraz de Araújo.

Programa-se

  • Horário: a partir de 14h
  • 14h: Abertura com a Diretoria Executiva da Cooxupé
  • 14h15: Palestra de Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, sobre os desafios climáticos e a resiliência do café nas regiões da cooperativa.
  • 15h00: Palestra de Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima, sobre as previsões climáticas para a safra 2026 e o que se esperar da nova La Niña.
  • 15h40: Palestra do Prof. Dr. José Donizete Alves, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobre os impactos do clima na safra de 2025 e nos desafios para o manejo fisiológico em 2026.
  • Como assistir: transmissão on-line ao vivo pelo Hub do Café ou pelo YouTube da Cooxupé
7º Fórum Café e Clima



Fonte:

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Pesquisa avalia tratamentos de solo para cultivo de café

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram um estudo para investigar os efeitos de 20 diferentes combinações de tratamentos de solo para cultivo de café. Primeiramente, eles buscaram avaliar...