Borra de café pode ajudar suas plantas e suas economias - Café Cotação


Passar aquele cafezinho, beber e o que fazer com as sobras? A borra de café não deve ir para o lixo, porque tem um potencial fertilizante comprovado por pesquisadores. Antes de mais nada, é um composto rico em nutrientes, como carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Ou seja, o que torna a borra um potente adubo para plantas ornamentais, domésticas e até para plantios familiares. Em primeiro lugar, a notícia é do Globo Rural.

Esse resíduo pode, ainda, ser utilizado como condicionador e adubo da cadeira cafeeira. Ademais, já desperta a atenção de agricultores para o uso em cultivos de grande escala na agricultura. Como afirma a pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Soraia Silva Mello.

“A borra de café pode ser usada como adubo na própria cadeia cafeeira. É muito viável. Ela é rica em compostos nutricionais, como NPK, alumínio e ferro”, atesta a especialista.

Borra de café

Como a borra tem um aspecto de terra e substrato vegetal, enfim, é comum que as pessoas pensem que ela pode ser usada da forma como está. Isto é, logo após a passada do pó no filtro de café. Mas isso está errado. O segredo, garante a pesquisadora, é a decomposição.

Para isso, basta misturar duas partes de terra a uma parte de borra, aproximadamente. Depois, essa mistura precisa descansar por 30 a 40 dias ao ar livre ou em recipiente fechado. Em seguida, coloque no solo ou em um vaso com plantas menores.

“Esta é a melhor forma de evitar qualquer tipo de toxidade e ter aproveitamento total dos nutrientes disponíveis”, afirma Soraia.

Adubo orgânico

Além disso, a pesquisadora comenta que o interesse no uso de borra de café como adubo orgânico ou como complemento às misturas fertilizantes cresce. Entretanto, ainda há poucos estudos com estatísticas que comprovem este uso no campo.

Por outro lado, Soraia também afirma que o resíduo é uma fonte de quantidades de nitrogênio e potássio superiores em relação a outros compostos. “Em longo prazo, isso ajuda a estocar carbono no solo”, argumenta.

Como principais efeitos do uso da borra de café como adubo estão o desenvolvimento, resistência e alto teor nutricional das plantas.

Em suma, é importante monitorar a dosagem. Já a adubação, como usual nas lavouras, deve ser feita duas vezes por ano com o resíduo.

Repelente natural

Pesquisadores da Embrapa, inclusive, apontam que a reciclagem da borra de café também tem efeito de proteção às plantas. Afinal, possui papel de repelente natural contra alguns tipos de larvas, caracóis e lesmas.

Por ter baixa acidez, por fim, também ajuda na fertilidade do solo. No entanto, devido à presença da cafeína, a borra não deve ser usada sem medida. Isso porque esta substância impacta a germinação de sementes, atrapalhando a absorção de nutrientes.



Source link

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Café tem nova alta na bolsa de Nova York

O café opera em forte alta na bolsa de Nova York pelo terceiro dia consecutivo e há indicação de que esse movimento deverá continuar, com a presença de elementos já...

Café emagrece?

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Não apenas pelo seu sabor e aroma inconfundíveis, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde. Uma das questões frequentemente...

O extraordinário ganho dos EUA com o café brasileiro

A imposição por Donald Trump de tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro ilustra como sua turbulenta política comercial pode atropelar o próprio interesse econômico americano. Leia também: Isso...

Preço do café abre o dia com leve alta em Nova York

Eduardo Carvalhaes, analista especializado no mercado do café, diz que lideranças e operadores de mercado, no Brasil e nos EUA, continuam trabalhando para convencer Donald Trump, presidente dos EUA, a...