Você já ouviu falar em abiu? Fruta exótica da Amazônia é rica em fibras e vitaminas - Café Cotação




Família de pequenos produtores investe no cultivo em SP há mais de quatro décadas Foi em meados da década de 1970 que Kiyoshi Shimasaki resolveu iniciar o plantio de frutas no município de Mirandópolis (SP). Antes disso, o pequeno agricultor já havia investido em grãos, granja de frangos e café, mas foi na fruticultura que encontrou sua verdadeira vocação. Começou com o plantio de goiabas, e depois investiu em outras espécies, como carambola, mangostão, caqui, atemoia, pinha, lichia e poncã. Mas foi com o abiu que o produtor ficou conhecido na região.
Leia também
O que plantar em junho? Veja 15 tipos de frutas e hortaliças
Saiba porque os bichos da fruta aparecem e como evitá-los
Como plantar maracujá? Veja guia completo para começar o cultivo
“Meu pai plantou as primeiras mudas 40 anos atrás quando procurava uma fruta diferente, doce e com alto valor agregado para ser cultivada em área pequena”, conta o filho Júlio Shimasaki, atualmente à frente dos negócios da família. São 500 abieiros que rendem uma safra de 10 toneladas de abiu por ano, colhidas em três momentos: em maio a safra principal e em agosto e novembro duas safras menores.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o abieiro foi domesticado pelos índios da Amazônia Ocidental, que em trabalho empírico, porém meticuloso, culminou com a obtenção de tipos com características superiores. Durante muitos anos, a fruta se destacou como importante recurso alimentar das populações indígenas estabelecidas no alto Solimões.
Na floresta, o abieiro pode ultrapassar 20 metros de altura, mas em plantios comerciais não chega a 8 metros. A planta é rústica e necessita de clima quente e grande volume de água, cerca 1.800 milímetros por ano. Daí a necessidade de irrigação.
O resultado é uma fruta de sabor adocicado, com brix (teor de açúcar) de 15%. A polpa comestível é de consistência gelatinosa, branca ou amarelada e contém de 1 a 5 sementes. O peso da fruta varia de 150 e 200 gramas.
O abiu é rico em fibras, vitaminas A, C e complexo B, além de sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro. A fruta é consumida na forma natural e de acordo a cultura popular o látex, extraído da fruta verde, pode ser usado para ajudar a cicatrização de feridas.
O abiu é rico em fibras, vitaminas A, C e complexo B, além de sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro
Arquivo pessoal
Júlio lembra que as primeiras mudas foram adquiridas em um viveiro local. Com o passar dos anos, os produtores notaram diferença de tamanho entre os frutos. “Por meio de enxertia conseguimos padronizar o tamanho do fruto entre 150 e 200 gramas, que é mais apreciado pelo mercado”, conta.
Cerca de 95% da produção do Sítio Shimazaki é comercializada no Ceagesp. “Outros 5% eu vendo na região para ajudar a divulgar o abiu”, conta. As frutas são embaladas em bandejas plásticas de 500 gramas e acondicionadas em caixas de papelão. Cada caixa é comercializada com seis bandejas. O preço no início da safra deste ano oscilava em R$ 20,00 o quilo.
“O abieiro é uma árvore resistente e de baixo custo de produção, não demanda aplicações de inseticidas nem de fungicidas e a adubação é convencional”, conta o produtor, que pretende em maio do próximo ano plano plantar 100 pés de achachairu, uma fruta exótica nativa da Bolívia.



Source link

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Pesquisa avalia tratamentos de solo para cultivo de café

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram um estudo para investigar os efeitos de 20 diferentes combinações de tratamentos de solo para cultivo de café. Primeiramente, eles buscaram avaliar...

A melhor do agronegócio em Café: 3Corações

Com 66 anos de história, a Três corações se consolida como uma das maiores e mais admiradas empresas do país, guiada pelo propósito de criar laços legítimos e duradouros com...

Café opera estável, e cacau segue em queda em NY

O preço do café arábica opera estável na manhã desta segunda-feira (24/11). Os contratos com vencimento em dezembro de 2025 caem 0,02%, negociados a US$ 3,91 a libra-peso. +Veja mais...