Pesquisa aponta impactos climáticos na cafeicultura mineira - Café Cotação


Uma pesquisa do Sistema Faemg Senar revelou que quase 90% dos cafeicultores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Minas Gerais foram afetados por intempéries climáticas. Aliás, o levantamento, realizado entre 16 de dezembro de 2024 e 20 de janeiro de 2025, contou com a participação de 2.298 produtores de diversas regiões do estado. De antemão, a notícia sobre os impactos climáticos na cafeicultura mineira é do portal Notícias Agrícolas.

Impactos climáticos

Da área total cultivada por eles, 71% foram afetadas. Inclusive, o Cerrado mineiro foi a região com maior percentual – 89% das lavouras foram comprometidas. Em seguida, está o Sul de Minas (76%), Chapada de Minas (66%) e Montanhas de Minas (51%). Entre os principais fatores climáticos apontados pelos produtores estão as altas temperaturas médias e o déficit hídrico. Que resultaram, portanto, em elevada incidência de desfolha, aborto de folhas e comprometimento vegetativo para as safras de 2025 e 2026.

Para a analista de agronegócio do Sistema Faemg Senar, Ana Carolina Gomes, os dados reforçam a necessidade de ações para mitigar os impactos climáticos. E, assim, garantir a segurança produtiva da cafeicultura.

“Os resultados da pesquisa demonstram a importância do acompanhamento técnico. Como o programa ATeG Café+Forte, que auxilia os produtores a enfrentarem os desafios climáticos e manterem a sustentabilidade do setor”, destacou.

Próxima safra

De acordo com o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, o estudo é relevante para o planejamento da próxima safra.

“Os dados indicam desafios para a produção em 2024/2025. Nosso primeiro passo é informar corretamente os produtores e quantificar com precisão a possível queda na safra. Com essas informações, poderemos discutir soluções junto à Comissão Técnica de Cafeicultura e aos cafeicultores mineiros. Garantindo, dessa forma, o avanço e a sustentabilidade da atividade, que é um dos pilares do setor agrícola de Minas Gerais. A previsibilidade é fundamental para que o produtor possa se preparar da melhor forma”, afirmou.

Diante dos resultados, em suma, o Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência de Agronegócio, inicia a segunda etapa da pesquisa. Ou seja, que terá foco na análise detalhada dos dados de produção.



Source link

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Café tem nova alta na bolsa de Nova York

O café opera em forte alta na bolsa de Nova York pelo terceiro dia consecutivo e há indicação de que esse movimento deverá continuar, com a presença de elementos já...

Café emagrece?

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Não apenas pelo seu sabor e aroma inconfundíveis, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde. Uma das questões frequentemente...

O extraordinário ganho dos EUA com o café brasileiro

A imposição por Donald Trump de tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro ilustra como sua turbulenta política comercial pode atropelar o próprio interesse econômico americano. Leia também: Isso...

Preço do café abre o dia com leve alta em Nova York

Eduardo Carvalhaes, analista especializado no mercado do café, diz que lideranças e operadores de mercado, no Brasil e nos EUA, continuam trabalhando para convencer Donald Trump, presidente dos EUA, a...