Desafios do cooperativismo e as respostas aos anseios mundiais - Café Cotação


A Cooxupé está caminhando para o seu centenário no cooperativismo brasileiro. Primeiramente, atuando há 67 anos especificamente com o negócio café, incluindo o recebimento, processamento e comercialização. Hoje, as exportações de café verde tipo arábica respondem por 80% das atividades da cooperativa, alcançando clientes e consumidores em 50 países. Ao concluirmos o balanço de 2024 da Cooxupé, é fato que enfrentamos muitos desafios. Mas, especialmente, celebramos inúmeras conquistas junto aos nossos cooperados, como a superação em 37,5% dos resultados obtidos.

Desafios

Antes de mais nada, o cooperativismo é o cerne do trabalho desenvolvido pela Cooxupé e pelos seus mais de 20 mil cooperados. Uma trajetória de 93 anos que marca o desenvolvimento da cafeicultura nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Assim como a representatividade do setor no Brasil e a do café brasileiro no cenário internacional.

Dessa forma, o espírito cooperativista é o que nos inspira. Mantendo, assim, a cooperativa e seus produtores associados sempre unidos e preparados para superarmos os desafios com assertividade e, assim, nos mantermos consolidados ano após ano.

Em 2024, as questões climáticas e os problemas logísticos continuaram a trazer grandes obstáculos aos cafeicultores brasileiros. Impactando tanto os resultados das exportações quanto os níveis de produtividade dos cafezais. E, consequentemente, o recebimento de café. Devido a estes dois fatores, revisamos nossas metas e alcançamos resultados esperados que permitiram um balanço positivo.

Estratégias

Por outro lado, a Cooxupé seguiu de forma estratégica e realizou, ao longo do ano, investimentos com foco na ampliação do patrimônio do produtor associado. Isso em tecnologia e em infraestrutura para qualificar ainda mais os serviços aos cafeicultores e clientes.

O cooperado, por sua vez, apresentou grande crescimento e poder de decisão na venda do café. Ademais, mostrou total autonomia de seu negócio e aproveitou os momentos favoráveis para comercialização.

Já o mercado seguiu favorável, com preços que viabilizaram a capitalização do cafeicultor. Assim como destacamos o crescente consumo de café no mundo todo, trazendo mais otimismo para nossos negócios e aos produtores brasileiros.

Outro marco que conquistamos, de antemão, foram os 40 anos da Torrefação Cooxupé, que avança com as linhas de cafés no varejo brasileiro. Agregando maior valor à atividade dos nossos cooperados.

Inclusive, nossa gestão segue um rigoroso planejamento estratégico que observa atentamente oportunidades de diversificação para elevarmos a nossa participação nos mercados brasileiro e internacional. Assim como o crescimento, rentabilidade e qualidade de vida das famílias associadas.

Agenda ESG

Ainda no contexto de desafios e conquistas, é notória a importância da agenda ESG diante das exigências mundiais em relação à produção de café no Brasil. Uma vez que nosso país é o maior produtor global desta commodity.

Um dos principais desafios, portanto, é alinharmos os requisitos crescentes dos mercados internacionais, que demandam certificações e comprovações rigorosas de sustentabilidade, com a realidade do campo.

Para isso, mantemos um diálogo constante com nossos parceiros comerciais e desenvolvemos estratégias que traduzem essas exigências em práticas viáveis para os cooperados. Considerando, sobretudo, os seus diferentes perfis e tamanho de produção.

Temos investido intensamente em programas de capacitação e suporte técnico. Além de viabilizarmos acesso a diferentes tipos de crédito para implementação de ações em campo e novas tecnologias.

Dessa forma, a Cooxupé tem adotado os princípios ESG (Ambiental, Social, Governança) como parte essencial de sua estratégia. Principalmente por meio do “Gerações”, o protocolo próprio de sustentabilidade da cooperativa que, em 2024, teve repercussão internacional. Além de ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como um programa que efetua boas práticas agrícolas.

Práticas sustentáveis

No pilar ambiental, em suma, a cooperativa está trabalhando para incentivar práticas agrícolas sustentáveis e agricultura regenerativa entre os cooperados. Como, por exemplo, o manejo responsável dos recursos hídricos, a proteção da biodiversidade e a redução das emissões de carbono na produção do café. Investimos em tecnologias que promovem o uso consciente de insumos e priorizamos o reflorestamento de áreas com mata nativa.

No aspecto social, o foco está no fortalecimento das comunidades onde vivem os cooperados. Em outras palavras, a Cooxupé promove capacitações técnicas, programas de apoio às famílias rurais. E iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e da educação em toda área de atuação da cooperativa, que compreende o Sul e Cerrado de Minas Gerais, Matas de Minas e a média mogiana do estado de São Paulo. Ainda são realizados Dias do Conhecimento, capacitação e parcerias para disseminação das melhores práticas trabalhistas em campo.

Quanto à governança, estamos sempre aprimorando nossos processos internos para garantir transparência, ética e conformidade em todas as operações, pois nosso compromisso é com uma gestão cooperativa que respeita os valores de nossos associados e os padrões globais de sustentabilidade.

Respeito ao meio ambiente

Acreditamos que tudo isso impacta a cadeia de valor pelo fato de o consumidor final receber não apenas um café de alta qualidade. Mas, também, a certeza de que está contribuindo para um modelo de produção que respeita o meio ambiente, valoriza o produtor rural e promove relações comerciais justas e transparentes.

Os desafios são grandes. Porém, além deles, vislumbramos grandes oportunidades. Isso porque o cooperativismo tem em sua essência a sustentabilidade, o que torna um processo mais acessível e adaptativo para as demandas de mercado. Nesse sentido, a crescente exigência por cafés sustentáveis e rastreáveis abre portas para mercados diferenciados, que valorizam a qualidade e o impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades.

Afinal, a implementação de práticas ESG fortalece a reputação da Cooxupé como líder no setor, aumenta a fidelização dos clientes e cria valor compartilhado para todos os envolvidos na cadeia produtiva. Seguimos comprometidos em transformar esses desafios em impulsionadores do nosso crescimento sustentável.

Superando desafios

Por fim, o cooperativismo faz a diferença para encontrarmos soluções e superarmos os desafios. Tudo o que conquistamos é fruto da confiança de nossos cooperados e parceiros e, também, do comprometimento dos nossos colaboradores.

Em síntese, ser cooperativista é estar permanentemente compromissado com a busca da igualdade e do crescimento das pessoas que escolheram viver por meio deste sistema socioeconômico.

Sua relevância é tão expressiva que 2025 está estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional das Cooperativas. Portanto, celebramos este novo momento em que o mundo todo olha para o cooperativismo.

Acima de tudo, a Cooxupé continuará a seguir fielmente seus princípios na busca permanente do desenvolvimento de suas famílias cooperadas. E preparada para atender aos anseios do consumidor global, levando para o mundo o que nos inspira a cooperar, construir e crescer: o nosso café.



Source link

Tags :

Compartilhe :

Cotação do Café Atualizada no E-mail
cadastro

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Publicidade

Coloque Sua Marca Aqui

Phone

27 99526-6149

email

pub@cafecotacao.com.br

Café Cotação - Recentes

Pesquisa avalia tratamentos de solo para cultivo de café

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram um estudo para investigar os efeitos de 20 diferentes combinações de tratamentos de solo para cultivo de café. Primeiramente, eles buscaram avaliar...

A melhor do agronegócio em Café: 3Corações

Com 66 anos de história, a Três corações se consolida como uma das maiores e mais admiradas empresas do país, guiada pelo propósito de criar laços legítimos e duradouros com...

Café opera estável, e cacau segue em queda em NY

O preço do café arábica opera estável na manhã desta segunda-feira (24/11). Os contratos com vencimento em dezembro de 2025 caem 0,02%, negociados a US$ 3,91 a libra-peso. +Veja mais...